Campos de Gramíneas – Clima
Os campos de gramíneas são campos lineares onde predominam as gramíneas, o clima dos locais onde elas são encontradas são temperados secos e/ou sazonais, em uma fauna de ungulados pastadores são encontrados: carnívoros de grande porte, lebres e aves terrestres.
O clima dessas localidades consiste em: uma precipitação de trinta a mil (mm), uma estação seca e longa, Temperatura entre -5 e 18 graus Celsius, invernos frios e verões moderados, sua vegetação é predominantemente gramíneas, seu solo é moderado e fértil, sua diversidade é baixa e sua produção primária em (Líquido.) 105 g C, é de 1,0 a 1,2.
Os campos de gramíneas são encontrados no Brasil principalmente no Rio Grande do Sul, que têm um clima que favorece a sua existência. Quando não em si mesma, os campos de gramíneas são encontrados nas Pampas em fisionomias secas e alagáveis seu solo em geral deve ser sem carência de nutrientes.
O grande problema dos campos de gramíneas é o fogo freqüente, porém com os campos de gramíneas é diferente. Com os campos de gramíneas o acumulo de material vegetal morto, geralmente geram altas temperaturas por um longo período de tempo após a passagem do fogo principal, porém os ramos de gramíneas se regeneram rapidamente e tem crescimento aumentado.
Pode se concluir então que o clima nos campos de gramíneas é no mesmo estilo do das Florestas Temperadas, já que apezar de sobreviverem a um mesmo tipo de temperatura são encontradas praticamente nas mesmas localidades.
Este texto por: Marcos Reis Lopes
quinta-feira, 7 de junho de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário